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Mídia Kit para Cantor: Tudo que você precisa saber

Ei, o assunto é mídia kit, press kit ou kit do quê? Muitos artistas têm dúvidas sobre como se apresentar, o que enviar sobre seus projetos e como organizar tudo aquilo que aconteceu até agora em suas carreiras. Neste conteúdo, vou explicar tudo sobre o mídia kit para cantores, duplas e bandas, desde o conceito até a estruturação. Vamos?

O que é um mídia kit?

O mídia kit é um material de apresentação que compila as informações mais relevantes sobre um artista ou projeto. Ele é como um compacto de tudo que aconteceu de mais importante até então: marcos da carreira, release, números e desempenho nas mídias sociais, clipping de notícias, álbuns, músicas lançadas e muito mais. Além disso, ele reflete a identidade visual do projeto, sendo essencial para causar uma boa primeira impressão em contratantes, prefeitos e secretários, produtores locais e na imprensa.

Um bom mídia kit é organizado, atrativo e conta a história do artista de forma clara e visual.

Para que serve o mídia kit?

O mídia kit tem diversas finalidades, mas seu principal objetivo é facilitar a apresentação do artista para diferentes audiências. Ele pode ser utilizado para:

  • Enviar informações do artista para contratantes de shows.
  • Organizar visitas e atendimento em prefeituras, casas noturnas e produtores. 
  • Apresentar o artista a possíveis parceiros comerciais, investidores e marcas interessadas em colaborações.

O mídia kit é como um “cartão de visitas” ampliado, reunindo tudo que você gostaria que soubessem sobre o seu projeto sem precisar pesquisar separadamente. Contudo vale a pena observar que o mídia kit não tem uma proposta comercial para vender seus shows, ele serve apenas como apresentação do artista. 

Mídia Kit ou Press Kit? Qual a diferença?

Embora muita gente use os dois termos como sinônimos, há uma diferença importante entre mídia kit e press kit:

  • Mídia Kit: É um material mais amplo, que compila informações detalhadas sobre o artista, como biografia, mídias sociais, álbuns lançados e marcos importantes.
  • Press Kit: É voltado especificamente para a imprensa, incluindo materiais de divulgação como fotos promocionais, logotipo, releases e outros itens que podem ser usados para divulgação em matérias ou programas de TV e rádio, por exemplo.

Resumindo: o mídia kit é mais abrangente, enquanto o press kit é direcionado para fins jornalísticos, promocionais e informativos.

O que deve conter em um mídia kit de cantor?

Um mídia kit completo deve ser bem estruturado e conter:

  1. Nome e Biografia: Quem é você, sua dupla ou sua banda? Aqui você deve contar a história do projeto, mas de forma breve e impactante.
  2. Métricas das Mídias Sociais: Números de seguidores, engajamento e alcance são importantes para mostrar relevância.
  3. Fotos de Shows e do Artista: Inclua imagens de alta qualidade que capturem a essência do seu projeto.
  4. Álbuns e Músicas Lançadas: Mostre sua discografia, onde encontrar suas músicas e o alcance delas como views do Youtube e plataformas de música.
  5. Marcos e Conquistas: Destaque prêmios, eventos importantes e feitos marcantes.
  6. Clipping na Mídia: Inclua links ou imagens de matérias publicadas sobre você.
  7. Formatos de Shows: Quais são os tipos de apresentações que você oferece?
  8. Fotos de Estrutura: Mostre o que você entrega em termos de produção.
  9. Números nas Rádios: Indique as músicas que foram tocadas e seu desempenho.
  10. Linha do Tempo: Relacione momentos passados e até o futuro próximo.
  11. Contatos: Informe como agendar shows, falar com seu comercial, produção e assessoria de imprensa.
  12. Link do Press Kit: Disponibilize o link do press kit com todos os materiais de mídia.

Como estruturar um mídia kit para banda?

Para bandas, a estrutura pode seguir o modelo acima, mas com algumas adaptações:

  • Inclua informações sobre cada integrante.
  • Destaque performances ao vivo com fotos de shows.
  • Se possível, adicione depoimentos de fãs ou contratantes.

O visual deve ser atrativo e profissional, utilizando sua identidade visual para causar impacto.

Quem faz mídia kit para banda?

Você pode contratar profissionais especializados, como a Agência ICOMP, que entendem o mercado musical e sabem exatamente o que é preciso para criar um mídia kit excepcional. O resultado é um material visualmente bonito e estrategicamente pensado.

Quanto custa?

O custo varia conforme o nível de complexidade e personalização. Geralmente, os valores podem ir de R$ 1.000 a R$ 5.000, dependendo do formato, das informações incluídas e da experiência do profissional ou agência contratada.

Quando atualizar?

Você deve atualizar seu mídia kit sempre que algo relevante acontecer, como:

  • Lançamento de músicas ou álbuns.
  • Participação em grandes eventos ou prêmios.
  • Mudanças significativas na carreira.
  • Nova turnê ou temporada.

Manter o material atualizado é fundamental para transmitir credibilidade e mostrar que você está em alta no mercado.

Já tenho site, preciso do mídia kit?

Mesmo com um site completo, é interessante ter um mídia kit. Ele funciona como um documento resumido, ideal para ser enviado rapidamente a interessados. Enquanto o site é mais dinâmico, o mídia kit é direto ao ponto e visual. Se você possui um site com informações detalhadas sobre o seu projeto, é melhor compartilhar o link do site do que enviar um arquivo PDF pesado. Isso facilita o acesso a informações completas e rápidas para quem precisa, além disso você pode ser encontrado nos buscadores por outros interessados.  

Baixe o mídia kit da Yasmin Santos como exemplo

Quer um exemplo de como um mídia kit bem-feito pode fazer diferença? Baixe o mídia kit da Yasmin Santos e inspire-se. Ele é completo, organizado e visualmente atrativo.

Baixe um modelo de orçamento de show

Além do mídia kit, é essencial ter um modelo de orçamento de show para montar você mesmo. Ele ajuda a padronizar propostas comerciais e manter uma comunicação profissional.

Criar um mídia kit dá trabalho, mas vale muito a pena. Se precisar de ajuda para produzir seu mídia kit ou outros materiais de divulgação, conte com a equipe da Agência ICOMP. Vamos juntos levar sua carreira para o próximo nível! 

Fale com a gente agora mesmo e comece a transformar sua presença no mercado musical!

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Dhiego Bicudo

possui muita experiência em estratégias de marketing musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP

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