{"id":1265,"date":"2024-01-03T08:00:44","date_gmt":"2024-01-03T11:00:44","guid":{"rendered":"https:\/\/www.icomp.com.br\/camarim\/?p=1265"},"modified":"2024-02-22T14:35:56","modified_gmt":"2024-02-22T17:35:56","slug":"estrategia-de-lancamento-de-musica-conheca-10-taticas-testadas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.icomp.com.br\/camarim\/estrategia-de-lancamento-de-musica-conheca-10-taticas-testadas\/","title":{"rendered":"Estrat\u00e9gia de lan\u00e7amento de m\u00fasica: conhe\u00e7a 10 t\u00e1ticas testadas"},"content":{"rendered":"
Fala, cantor!\u00a0<\/span><\/p>\n E a\u00ed, quando vai ser o seu pr\u00f3ximo lan\u00e7amento?\u00a0<\/span><\/p>\n Vai ser um single? Um EP? Ou um \u00e1lbum completo?<\/span><\/p>\n Bom, independente do formato, \u00e9 muito importante ter uma estrat\u00e9gia de <\/strong><\/span>lan\u00e7amento de m\u00fasica<\/b>. Afinal, quando o projeto estiver no ar, pode acontecer de tudo: impressionar muitas pessoas ou passar completamente despercebido.\u00a0<\/span><\/p>\n E ningu\u00e9m quer a falta de reconhecimento na carreira musical, n\u00e9? Pensando nisso, separei algumas dicas para lan\u00e7amento de m\u00fasica. Aqui, voc\u00ea n\u00e3o vai deixar apenas a sorte a seu favor \u2013 vai aprender como trabalhar e distribuir o seu som para mais pessoas. Bora l\u00e1?<\/span><\/p>\n A dica n\u00famero 1 pode parecer clich\u00ea\u2026 Mas um lan\u00e7amento sem planejamento pode fazer com que o produto n\u00e3o chegue onde deveria. Ainda mais quando se trata de projetos elaborados, como \u00e1lbuns e EPs.\u00a0<\/span><\/p>\n Isso porque os seus f\u00e3s podem n\u00e3o ficar sabendo sobre o seu novo trabalho. Al\u00e9m disso, o tempo curto prejudica o repasse das informa\u00e7\u00f5es para os parceiros, imprensa, plataformas digitais e diferentes canais de comunica\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n Ent\u00e3o, uma estrat\u00e9gia de lan\u00e7amento de m\u00fasica \u00e9 basicamente sentar e montar um calend\u00e1rio de a\u00e7\u00f5es que devem ser feitas antes, durante e ap\u00f3s a famosa data de lan\u00e7amento.<\/span><\/p>\n Por isso, n\u00e3o deixe de fazer fotos de making of, v\u00eddeos com chamadas de a\u00e7\u00e3o e diferentes conte\u00fados para usar durante esse per\u00edodo. N\u00e3o queime as etapas! N\u00e3o envie a m\u00fasica pelo WhatsApp nem para a fam\u00edlia, viu! Deixe fluir, conforme o planejamento.<\/span><\/p>\n Se a sua m\u00fasica permitir coreografias, desafios e promo\u00e7\u00f5es! Planejar e antecipar ser\u00e3o essenciais para o \u00eaxito!<\/span><\/p>\n Ah! Eu recomendo voc\u00ea adicionar ao menos umas duas semanas desta previs\u00e3o original para lidar com altera\u00e7\u00f5es, documenta\u00e7\u00f5es e as quest\u00f5es burocr\u00e1ticas do fonograma antes de ir cravando essa data.<\/span><\/p>\n Quando eu digo \u201cli\u00e7\u00e3o de casa\u201d, quero dizer alguns requisitos b\u00e1sicos para fazer um bom lan\u00e7amento. Afinal, n\u00e3o basta s\u00f3 ligar o microfone e gravar, n\u00e9? Outros fatores tamb\u00e9m est\u00e3o em jogo.\u00a0<\/span><\/p>\n Aqui v\u00e3o algumas dicas:<\/span><\/p>\n Com essas dicas simples, fica mais f\u00e1cil de construir uma estrat\u00e9gia de lan\u00e7amento de m\u00fasica com relev\u00e2ncia e engajamento.\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n Meu amigo, uma estrat\u00e9gia f\u00e1cil de ser aplicada, e que voc\u00ea n\u00e3o pode perder tempo, \u00e9 o pre-save com os seus seguidores.\u00a0<\/span><\/p>\n Eita Dhiego, mas o que \u00e9 isso?<\/span><\/i><\/p>\n O pre-save nada mais \u00e9 do que uma ferramenta que coloca a m\u00fasica automaticamente dentro da biblioteca de um ouvinte assim que ela \u00e9 lan\u00e7ada, as playlists que ele possui por l\u00e1. Essa a\u00e7\u00e3o \u00e9 relevante tanto para o artista quanto para o p\u00fablico, j\u00e1 que os lan\u00e7amentos n\u00e3o passam despercebidos ou \u201cesquecidos\u201d.\u00a0<\/span><\/p>\n O grande benef\u00edcio dessa estrat\u00e9gia \u00e9 que os algoritmos das plataformas de streaming notam o movimento no projeto. Ou seja, que a m\u00fasica est\u00e1 fazendo \u201cbarulho\u201d antes mesmo do lan\u00e7amento.\u00a0<\/span><\/p>\n O resultado? Maiores chances de proximidade com a audi\u00eancia, com as playlists algor\u00edtmicas e as playlists de ouvintes, por exemplo.\u00a0<\/span><\/p>\n Ent\u00e3o, para funcionar, antes do lan\u00e7amento, fa\u00e7a uma campanha para estimular o pre-save: compartilhe o link com os amigos, os familiares, com seus seguidores e engaje o p\u00fablico por um per\u00edodo de tempo.<\/span><\/p>\n Eu gosto de trazer recompensas com sorteios e promo\u00e7\u00f5es para quem fizer o pre-save, mas isso s\u00f3 vai funcionar se voc\u00ea planejar e se antecipar como escrevi na dica anterior.<\/span><\/p>\n J\u00e1 percebeu como os grandes nomes da m\u00fasica ficam meses trabalhando em um \u00fanico projeto? Fala a verdade: \u00e0s vezes at\u00e9 enjoa a m\u00fasica, e os caras continuam divulgando\u2026\u00a0<\/span><\/p>\n Isso serve para captar a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico, tanto no meio online quanto nos eventos em si. Ent\u00e3o, repetir a mensagem \u00e9 essencial para ganhar for\u00e7a antes e depois do lan\u00e7amento.\u00a0<\/span><\/p>\n Ent\u00e3o, vale encontrar maneiras de lembrar sobre o seu novo trabalho. Pra galera n\u00e3o enjoar, vale mudar o tom e os formatos. \u00c9 importante saber quantos canais existem pra voc\u00ea se comunicar: m\u00eddias sociais, e-mails, shows e grupos de whatsapp e por a\u00ed vai.\u00a0<\/span><\/p>\n Cada m\u00fasica, cada \u00e1lbum, cada composi\u00e7\u00e3o tem uma hist\u00f3ria, certo? Ent\u00e3o, use isso a seu favor na estrat\u00e9gia de lan\u00e7amento de m\u00fasica.\u00a0<\/span><\/p>\n Isso porque cada caracter\u00edstica vai gerar uma identifica\u00e7\u00e3o com o p\u00fablico. E isso pode acontecer antes mesmo da m\u00fasica sair.\u00a0<\/span><\/p>\n Por que voc\u00ea acha que os artistas v\u00e3o dando <\/span>spoilers<\/span><\/i> sobre o projeto que ainda nem foi lan\u00e7ado?<\/span><\/p>\n Ah, e uma dica minha: quanto mais pessoal e envolvente, maior ser\u00e1 a identifica\u00e7\u00e3o por parte do p\u00fablico.\u00a0<\/span><\/p>\n Se tem uma coisa que voc\u00ea n\u00e3o pode deixar de olhar \u00e9 para as m\u00eddias sociais. Caso n\u00e3o tenha um perfil comercial, transforme a sua conta pessoal em um portf\u00f3lio dos seus trabalhos.\u00a0<\/span><\/p>\n Meu amigo, voc\u00ea vai sentir a mudan\u00e7a! Esses meios t\u00eam recursos de comunica\u00e7\u00e3o que ajudam a atingir mais pessoas. O Reels, por exemplo, do Instagram, entrega os v\u00eddeos para as pessoas que ainda n\u00e3o te seguem.\u00a0<\/span><\/p>\n Ent\u00e3o, mantenha todas as informa\u00e7\u00f5es atualizadas e tente montar um <\/span>calend\u00e1rio<\/span><\/a> com as ideias de postagens antes e depois do lan\u00e7amento musical.<\/span><\/p>\n E assim, seu contato precisa ser por meio WhatsApp Business, n\u00e3o acha? Os recursos adicionais s\u00e3o in\u00fameros mais poderosos e profissionais do que o seu ‘Zap Pessoal’.<\/span><\/p>\n Pode ver: cantores, duplas e bandas de todos os estilos sempre fazem videoclipes. O motivo? \u00c9 porque ajuda a refor\u00e7ar a hist\u00f3ria do seu projeto e a criar um momento especial durante o per\u00edodo de lan\u00e7amento.\u00a0<\/span><\/p>\n Caso tenha uma grana para investir, contrate uma equipe ou produtora audiovisual para desenvolver um videoclipe e conte\u00fados adicionais para as m\u00eddias sociais.\u00a0<\/span><\/p>\n Mas se n\u00e3o tiver, v\u00eddeos menos elaborados, <\/span>visualizer<\/span><\/i> e at\u00e9 movimentos mais simples de canvas ajudam na estrat\u00e9gia de lan\u00e7amento de m\u00fasica.\u00a0<\/span><\/p>\n Quem voc\u00ea quer alcan\u00e7ar com seu novo projeto musical? Responder essa pergunta parece simples, mas a verdade \u00e9 que voc\u00ea tem que atingir poss\u00edveis ouvintes reais do seu trabalho.\u00a0<\/span><\/p>\n Afinal, alguns contatos podem promover ainda mais o seu lan\u00e7amento, n\u00e9? Por exemplo: apresentadores de r\u00e1dios, influenciadores, blogueiros, tiktokers, revistas, curadores de playlists ou at\u00e9 mesmo outros artistas em uma promo\u00e7\u00e3o cruzada.\u00a0<\/span><\/p>\n Ent\u00e3o, procure atingir essa galera apresentando o seu novo trabalho. N\u00e3o confie em chamadas frias ou envios em massa. \u00c0s vezes, o trabalho mais longo tem uma recompensa melhor. Por isso, vale montar ao menos uma nota sobre o lan\u00e7amento para enviar aos seus contatos.\u00a0<\/span><\/p>\n \u00c9, meu amigo, como voc\u00ea p\u00f4de notar, montar uma estrat\u00e9gia de lan\u00e7amento de m\u00fasica requer planejamento e dedica\u00e7\u00e3o. Algo que muitos artistas deixam de lado, mas a perseveran\u00e7a \u00e9 essencial!\u00a0<\/span><\/p>\n Ent\u00e3o, para encerrar esse conte\u00fado, n\u00e3o posso deixar de falar: tenha paci\u00eancia e aplique o seu foco nas tarefas certas. Tamb\u00e9m vale usar o seu tempo de maneira inteligente para selecionar as melhores estrat\u00e9gias.\u00a0<\/span><\/p>\n No final, a qualidade do seu trabalho vai falar por si s\u00f3.\u00a0<\/span><\/p>\n Ser\u00e1 que suas m\u00eddias e materiais est\u00e3o preparados para serem notados? Ser\u00e1 que a estrat\u00e9gia est\u00e1 certa? Ser\u00e1 que voc\u00ea est\u00e1 errando em algo?\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n Para saber isso \u00e9 preciso contar com uma ajuda profissional. E adivinha? Voc\u00ea pode ter essa avalia\u00e7\u00e3o totalmente gr\u00e1tis. Como? Apenas <\/span>clique aqui e descubra como conseguir<\/span><\/a>.\u00a0<\/span><\/p>\n#1 Fa\u00e7a um cronograma<\/span><\/h2>\n
#2 Fa\u00e7a a li\u00e7\u00e3o de casa e cumpra as tarefas b\u00e1sicas<\/span><\/h2>\n
\n
#3 Pe\u00e7a para fazerem o pre-save<\/span><\/h2>\n
#4 Use ganchos para sempre abordar o assunto<\/span><\/h2>\n
#5 Conte a hist\u00f3ria do seu projeto<\/span><\/h2>\n
#6 Trabalhe o conte\u00fado do seu lan\u00e7amento musical<\/span><\/h2>\n
#7 Se poss\u00edvel, lance um videoclipe com o projeto<\/span><\/h2>\n
#8 Avise a sua lista de contatos<\/span><\/h2>\n
#9 Tenha foco e n\u00e3o desanime!<\/span><\/h2>\n
#10 B\u00f4nus: Deixe seu perfil e identidade visual preparados para o lan\u00e7amento<\/span><\/h2>\n