Não é novidade que o mercado da música é extremamente competitivo. Sem uma carreira artística estruturada, então, fazer sucesso pode ser ainda mais difícil. Afinal, estamos falando de um cenário que muda constantemente e há muitas pessoas talentosas a fim de entregar um bom trabalho.
É sobre isso que eu, Dhiego Bicudo, conversei com Márcio Brant em uma live no Instagram: o que é carreira musical? Por que ela é importante? Existem dicas para impulsionar esse ponto tão importante da carreira de qualquer cantor, dupla ou banda?
Pra quem não conhece, o Márcio é especialista em planejamento de carreira artística, um mineiro do bem e do meu universo musical e de eventos que participamos juntos. Você vai ficar encantado com a bagagem de conhecimento que esse cara tem! A live completa está disponível no meu Insta: @dhiegobicudo.
Então, vamos às dicas para impulsionar sua carreira artística? Selecionei alguns pilares fundamentais, confere aí:
Não comece no primeiro sucesso
A carreira artística começa antes do seu som bombar. Mais do que isso, ela pode começar antes mesmo de compor ou gravar a música. O que eu quero dizer é que todo o planejamento é pensado em pequenas coisas, desde a composição até o controle do cachê.
Começar a pensar desde cedo na sua carreira artística é fundamental para ter uma noção do seu negócio (música é negócio, sim, viu?). Analisar todos os detalhes não vai te fazer mal, apenas trazer coisas boas.
E vale lembrar que, apesar de não existir fórmula para o sucesso, porque cada pessoa é de um jeito, existe um caminho para seguir. E o planejamento é um deles.
Construa o público com autenticidade
Muitas pessoas chegam na minha consultoria de marketing musical ou na minha DM do Instagram falando que querem ser igual a determinado artista.
Pô, meu amigo, sério mesmo? Já tem uma galera que gosta do trabalho do Gusttavo Lima, do Jorge, do Zé Neto e por isso não precisa fazer igual ele, não.
Por isso, digo e repito: um dos grandes pilares de uma carreira artística consolidada é a originalidade. Construir o público é originalidade. Ter identidade nos seus trabalhos é originalidade. Deu pra entender?
Ter referências e pessoas para inspirar o seu trabalho individual é uma coisa. Agora, copiar é outra. Nunca perca sua essência, pois copiar o trabalho do vizinho pode dar muito errado no futuro.
O dono da sua carreira é você
Muitos acham que empresário faz tudo. Mas a real, meu amigo, o dono da sua carreira é apenas você.
Você decide o que faz, quem vai trabalhar com você, quais serão suas referências e os próximos passos do seu trabalho. Isso e muitos outros pequenos detalhes que artistas precisam olhar.
“Dhiego, então quer dizer que eu preciso cuidar de TUDO da minha carreira artística?”
Calma, não é bem assim! Um bom artista conta com uma equipe para ajudá-lo. Não dá pra fazer tudo sozinho, né? Mas você pode orientar profissionais de acordo com suas preferências e decidir o que será feito ou não.
Por exemplo: pode existir uma pessoa para cuidar das suas mídias sociais, mas as decisões são tomadas e aprovadas por você antes de qualquer coisa. Desta forma é possível construir uma carreira com muito sucesso.
Todo estilo tem espaço
Muitos dizem que não há espaço para cantar rock no Brasil. Mais absurdo ainda: que a bossa nova morreu e nem público tem mais.
Pensar dessa forma é uma grande besteira para a construção da sua carreira musical. Sabe por quê? Pois isso limita o seu trabalho de muitas maneiras. Afinal, todos os estilos tem público e ouvintes, bastante saber como alcançá-los.
Antes de sair se arriscando por aí em vários estilos, vale fazer a pergunta: será que eu gosto disso mesmo?
Encontre sua preferência e com certeza terá pessoas para te ouvir. Desenvolva um propósito, divulgue e espere os resultados.
Você como protagonista!
Música boa é onde está um bom artista. A longevidade da carreira artística não depende de um empresário ou de muitos investimentos e, sim, do próprio artista. Isso porque quem vai ser contratado para cantar é você!
O produtor é um instrumento para alcançar o que você deseja. Não tem como falar que isso ou aquilo vai estourar, pois tudo depende do artista. Então, foque no seu diferencial e mãos na massa.
É preciso trabalhar. E muito
Apesar da internet ter facilitado bastante as coisas para artistas independentes, a carreira musical ainda exige muuuito trabalho. Você acha que o Chitãozinho e Xororó chegaram onde estão sem trabalhar? Muito pelo contrário!
É necessário levar a carreira artística como um emprego de verdade, com carga horária e tudo mais. Muita coisa precisa ser feita, pois música é trabalho pesado! E sem atalhos!
Então, nada de deixar de lado o pouco que seja. Trabalhe muito, pois o seu fã está esperando, e é ele que paga seu salário.
Recorrência e presença digital
O artista que não cria um cronograma de lançamentos, não cria recorrência com o público. O resultado disso é ouvintes menos engajados e interessados no seu trabalho.
Imagina só: o cara entra no Instragram e não vê nenhum post interessante ou informação sobre novas músicas. Ou pior: acessa o YouTube e vê que você não posta nada nos últimos seis meses (!) Além dele cancelar a inscrição do canal, provavelmente vai deixar de segui-lo na mídia social vizinha.
Deu pra entender onde eu quero chegar? A presença digital é de extrema importância durante toda a carreira artística. Isso vai criar conexão com o público, sendo uma forma de conversar com ele.
Caso não dê conta de produzir conteúdo para todas as mídias sociais, foque em uma ou duas onde você é mais engajado e mantenha a consistência da sua presença digital.
Fazer networking
Você já reparou que, no mundo da música, sempre alguém conhece alguém ou tem o contato de uma pessoa que pode ajudar em alguma tarefa? O nome disso é networking, meu amigo!
Essa é uma forma de cultivar suas relações profissionais no mundo da música, seja compartilhando informações e conhecimentos para agregar aos dois lados da moeda.
É importante perceber que o networking não é interesse! E sim, uma forma natural de entender como funcionam as coisas no mundo musical.
O papo sobre carreira musical vai longe! Se você sentiu vontade de saber mais dicas ou até mesmo de colocar tudo isso em prática, podemos fazer um orçamento no gestão e planejamento de sua carreira. Eu posso te ajudar a dar os primeiros passos na música e organizar muitas frentes do seu negócio. Pode contar com isso!
Curtiu o conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e fique ligado nas próximas publicações!
possui muita experiência em estratégias de marketing musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP