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25 dicas para melhorar seu marketing musical na carreira

Alô cantor, dupla e banda! 😁 Hoje eu quero falar de um assunto importantíssimo: #MarketingMusical. Como estão suas estratégias para conquistar audiência nas mídias sociais, plataformas digitais e se destacar com sua presença digital?

As mídias sociais mais famosas na música YouTube, Instagram, TikTok, X, Facebook, Kwai com as plataformas Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon, Tidal estão aí para aumentar a influência da sua música, construir uma ótima audiência e, claro, mostrar seu repertório que aumentam suas chances de agenda com futuros contratos fechados. 

Por isso, aproveite essas 25 dicas que podem te ajudar a ficar bem na fita na sua carreira e se posicionar bem nas mídias sociais e plataformas de streaming. Vamos lá? Temos muito suor pela frente!

#1 Pensar e planejar

Eu não me canso de insistir que o planejamento é fundamental no marketing musical. Eu sei que dá trabalho pensar em estratégias, ideias e ir atrás do seu público. Tô falando alguma mentira?

Para cuidar de todo o seu planejamento artístico, recomendo utilizar a técnica 5W2H um checklist de ações que devem ser desenvolvidas por todos em um projeto. 

Comece pensando o que fazer, porque fazer, onde fazer, quando fazer e quem vai fazer. São informações importantes que você precisa ter na ponta da língua para definir como fazer e quanto isso vai custar. 

Colocar a mão na massa vai ajudá-lo a prosperar, pode acreditar!

#2 Zelar e ter presença digital

Definir onde vai fazer algo é o caminho mais assertivo aos futuros artistas. Não consegue pensar em tudo? Falta fôlego, dinheiro, apoio e orientações? Recomendo zelar e cuidar da percepção e do impacto das pessoas em seu projeto começando com uma presença no Instagram e se tiver TikTok, se solte e desenrole. O YouTube pode levar a melhor experiência das pessoas com sua música! Mas, não deixe de cuidar dos ouvintes mensais no Spotify! Parece besteira, mas esses canais vão dar o termômetro da sua carreira e de seu posicionamento no mercado logo nas primeiras visitas. 

Sinceramente, acredito que você já tenha um perfil no Instagram, certo?

#3 Foto de perfil

Caprichar na foto de perfil é essencial. Então, escolha sua foto mais impactante e atualize em todos os seus canais, deixando tudo padronizado. Essa foto vai trazer a primeira impressão sobre seu projeto.

Caso não tenha, recomendo fazer uma nova e atualizada. Não se esqueça do enquadramento, da luz, do figurino e do cenário, combinado?

#4 Bio atualizada

A biografia ou bio, como muitas pessoas chamam é aquela parte localizada no topo de um perfil em determinadas mídias sociais. Esse espaço precisa estar sempre (sempre mesmo) atualizado com as informações mais importantes do seu projeto, como a localização que vai facilitar a logística aos contratantes, a chamada para seu lançamento mais recente, as suas características como cantor solo, compositor e até hobbies. Ative os contatos que permitem em contas com perfil Criador de Conteúdos e explore a chamada de ação para o link do site oficial, do canal no Youtube ou direto em uma das suas músicas. 

Uma dica valiosa também é sempre deixar algum e-mail e WhatsApp para contato. Dessa forma, suas chances de fechar um bom negócio vão ser ainda maiores. 

Para deixar tudo organizadinho, vale usar emojis para separar cada informação.

#5 Conteúdos autênticos

Nada de ficar só no feed tradicional do Instagram, hein? Quando pegar uma mídia social para usar, trabalhe todas as possibilidades de conteúdo que ela oferece. No caso do Insta, existe os stories, posts fixos e o Reels, que ainda continua fazendo uma entrega orgânica bem legal para os bons conteúdos.

Mas de nada adianta fazer posts em diferentes formatos se eles não forem DE VERDADE! SEM MAQUIAGEM! Construa uma relação sincera e humanizada com os seguidores para futuramente ter fãs do seu trabalho. 

#6 Reagir e responder comentários

Antes de publicar qualquer conteúdo nas mídias sociais, comece a comentar e a interagir com as publicações que já existem em sua linha do tempo. Dessa forma, o algoritmo vai perceber que você está ativo e vai entregar melhor seus posts futuros. 

Nada de corpo mole na hora de interagir e responder as pessoas, combinado?

#7 Uso de hashtags

Colocar hashtags em suas publicações é outra forma de alcançar mais pessoas no seu Instagram, TikTok e nos Shorts. Existem quatro tipos de tags para você usar:

  • Baixas menções;
  • Médias menções;
  • Grandes menções;
  • Gigantes menções;

Cada uma delas tem um nível de alcance diferente e pode te ajudar a expandir o conhecimento do seu trabalho. Organize até 10 tags no fim de cada publicação que fizer. 

#8 Menos trelelê

Olha, vou ser bem sincero… Muitos artistas têm muita preguiça na hora de postar nas mídias sociais. Ficam esperando o melhor momento para tirar a foto, para publicar e o que escrever na legenda. 

Leve mais verdade em suas publicações e conteúdos do dia a dia. Não dependa sempre de fotos de estúdio, vídeos de lançamentos e cenários deslumbrantes pelo mundo! Faça o simples, mas crie conexões reais e aproxime os seguidores que vão se tornar fãs!

Conteúdos cheios de trelelê só vão atrasar o alcance do seu projeto. Por isso, foque na música, mas também mostre um pouco dos bastidores, mas sem ficar muito perfeccionista. 

#9 Mais consistência

Como está a frequência de suas publicações? É essencial pensar nesse ponto, pois é isso que vai ampliar o reconhecimento da sua música. Ajudando a construir seguidores fiéis do seu conteúdo e cultivando relações mais próximas. 

Lembre-se sempre de ser verdadeiro e de analisar aquilo que mais tá agradando a audiência. 

#10 Seguidores comprados? Jamais!

Um artista que compra seguidores perde a credibilidade com seus fãs, além de prejudicar o próprio engajamento. Isso porque a mídia social vai entregar seus conteúdos para uma base de seguidores fantasmas e que não interagem com você. Afinal, eles são apenas números.

Neste caso, 10, 20 ou 100 mil seguidores comprados não fazem diferença alguma para seu marketing musical. 

Faça sua caminhada na música com tranquilidade e crescimento de verdade. No começo pode até parecer difícil, mas, aos poucos, você vai criando proximidade com os seus seguidores que podem se tornar fãs. 

#11 Deixe Destaques e Posts Fixos no Instagram

Os destaques e posts fixos do Instagram têm um papel bem importante na hora de conquistar novos seguidores e apreciadores da sua música. Então, aproveite esse espaço para falar mais sobre você. 

Deixe conteúdos mais relevantes fixos para chamar as pessoas para te ouvirem, trechos de um novo trabalho que você gravou recentemente, marcos importantes e muito mais. 

#12 Crie um cronograma de conteúdos

Chamar a atenção das pessoas que te seguem também envolve um cronograma de postagens organizado. Vale usar até aquela folhinha atrás da porta do quarto para organizar os posts que vem por aí. Minha dica é sempre se manter ativo, postando ao menos 3x por semana. 

#13 Faça tráfego pago

Investir um pouco em tráfego pago pode ser a estratégia certa para alcançar novos públicos que ainda não te conhecem. Você pode criar a distribuição patrocinada na plataforma onde seu público é mais engajado, podendo segmentar as opções de anúncios. 

#14 Espie sempre os Insights

Saber e não fazer continua sendo não fazer. Então, o que vocês estão esperando para analisar o que está dando certo nas suas mídias sociais? 

As mídias sociais como o Instagram, oferecem o acompanhamento de “Insights” onde é possível ver o desempenho semanal das suas publicações. Dessa forma, fica mais fácil entender o que seu público está curtindo e aquilo que ele está. Não deixe de olhar para esses números!

Agora, vou falar um pouco de marketing musical para o YouTube, combinado?

#15 Crie, contextualize e atualize suas playlists

Essa é uma estratégia bem bacana e fácil de adotar no marketing musical. Ao montar playlists em seus aplicativos de streaming favoritos, você aumenta as chances do público conhecer as suas músicas e perceber com quais outras são semelhantes. De repente, vão ouvir, gostar e salvar na biblioteca deles. 

Então, crie uma playlist usando o melhor do seu repertório e adicione algumas músicas suas no meio da de outros artistas. Daí, basta divulgar e fazer a galera escutar. 

#16 Capriche na Personalização do canal

A guia “Início” do canal é o backstage do seu projeto. É preciso priorizar seus conteúdos, organizar o catálogo, adicionar a descrição e criar os títulos de tudo que vai ser exibido. Definir o trailer para inscritos e escolha o vídeo para não inscritos. Gosto de adicionar os canais de artistas semelhantes em destaque, os vídeos mais acessados, os links importantes e as playlists com uma linha do tempo do que sua carreira trilhou até o momento. Tudo isso vai causar um belo impacto. 

Ah, não deixe de se inscrever em uns 10 ou 20 canais quem sabe seus vídeos não aparecem como recomendação para a audiência desses perfis, hein?

#17 Adicione os links e seja breve na descrição

Cuide das informações que você adiciona no perfil do seu canal. É sempre bacana dar boas vindas, falar de onde é, deixar links para suas outras mídias sociais etc. Isso sim vai gerar shows e ótimas oportunidades de trabalho. 

#18 Faça cortes para o Shorts

Use seus conteúdos do catálogo para atrair novas audiências para seu projeto. Explore diversos cortes e use nos Shorts. Mas posso ser sincero? Seja criativo no título e explore hashtags, sem se esquecer de vincular ao vídeo na íntegra. 

#19 Miniaturas

Tudo no YouTube precisa ser muuuito caprichado. E nada de preguiça, viu? 

Defina uma miniatura que se destaque e chame a atenção dos espectadores.

Tenha uma atenção especial com as miniaturas, títulos dos vídeos, telas finais e todo o resto. Deixar tudo organizado vai causar uma boa impressão. E podemos concordar que a primeira impressão é a que fica, né?

Mantenha a disciplina para ler as dicas restantes que compartilho sobre um pouco de marketing musical para sua carreira. Não me abandone!

#20 Verifique e acompanhe as plataformas

Ter o acesso as plataformas onde seu trabalho está rolando é fundamental. Por exemplo: o Spotify para Artistas oferece uma série de métricas para acompanhar o desempenho das suas músicas. Não se esqueça de ver em outros apps de streaming como o Deezer for Creators e o Apple for Artists.  

#21 Busque por playlists de ouvintes! Fuja dos rôbos e plays artificiais!

Nesta dica, vai precisar usar um computador, pois no celular isso não aparece.

Você pode ir pesquisando em artistas semelhantes ao seu gênero/estilo no bloco Descobertos em que aparece nos perfis a lista de playlists que estão tocando músicas dele e fazer o contato para tentar adicionar as suas e otimizar seus resultados.

#22 Tenha um Site Oficial

Depois de ler essas dicas, quando alguém perguntar onde ir para conhecer seu projeto? Como vai responder? Agora, se tiver seu próprio site, vai levar a melhor experiência em marketing musical para seu projeto. É o ambiente, seu espaço e todo preparado para acolher bem, com informações precisas e muito profissionalismo. Você pode organizar o cadastro de e-mails e WhatsApp para se comunicar com seus fãs e contratantes. Enviar novidades antecipadamente, aquecer os lançamentos e as informações sobre shows na região. Tudo é seu, viu! Não é do Meta e nem do Google!

Então, minha dica é registrar ao menos o domínio próprio, começar com as informações que de fato vão criar um contato e proximidade com contratantes, audiência, imprensa e todo mundo interessado no seu projeto.

#23 Articule seu próximo feat.

Corra e articule colaborações, o famoso feat. com outros artistas. Essas participações especiais e parcerias podem ampliar seu alcance e atrair novos públicos. De repente, comece com lives nas mídias sociais para ampliar o público. Interaja com os espectadores, responda perguntas e mostre seu talento ao vivo. Na foto, nosso artista do arrocha Tarcísio Doce Sedução com Rafinha, o Bom de Verdade.

#24 Tenha um agenda e parcerias com escritórios de vendas

Se colocar em prática boa parte destas dicas, você vai otimizar a venda de shows e as oportunidades para que seu projeto seja a preferência dos contratantes. De repente, um agenda vai fazer visitas, conversas e iniciar uma caminhada para vender o projeto. Mas, você pode buscar por parcerias com escritórios de vendas maiores, no entanto, não queime a largada.

#25 Networking

Participe de eventos, feiras e encontros da indústria da música. Procure por grupos de WhatsApp com contatos do meio e ao longo de todo o período construa relações com profissionais do meio para ir abrindo novas portas.

E aí, curtiu as dicas? Eu espero que elas tenham sido de grande ajuda para sua carreira neste momento. De repente, você pode iniciar uma consultoria de marketing musical comigo para você tirar todas suas dúvidas e eu poder ajudar mais de perto. 

Por fim, tenho um canal no Instagram e uma comunidade no WhatsApp que você pode ficar mais próximo. Espero você por lá! Um abraço e até a próxima!

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Dhiego Bicudo

possui muita experiência em estratégias de marketing musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP