Na indústria da música de hoje, os cantores, duplas e bandas utilizam diferentes canais e plataformas para divulgar seu projeto: muitos o @ do Instagram, outros o canal do YouTube, aqueles que preferem o perfil no Spotify e os que estão vivendo seu auge no TikTok entre outras. Mas já parou para pensar que nenhuma delas realmente pertencem a você? E que em nenhuma delas a atenção das pessoas é exclusivamente em você?
Essas mídias sociais são essenciais e fundamentais para promover sua música e os números de sua carreira, mas você não possui nenhum controle e autonomia com sua própria audiência que está nas mãos, ou melhor, nos algoritmos de cada uma delas. É neste contexto que entra a relevância do site para músicos.
Se você ainda não tem um site oficial, está deixando passar uma oportunidade de consolidar sua presença digital e fortalecer sua marca como artista. Neste conteúdo, vamos explorar por que um site é essencial para sua carreira e como ele pode transformar sua forma de se conectar com o público e de se posicionar no mercado da música.
1. O Site Oficial como seu primeiro contato, seu cartão de visitas
Ter um site para músicos é como ter um cartão de visitas para um contato exclusivo. É o primeiro impacto das pessoas com sua identidade artística, onde todas as informações sobre sua carreira são organizadas de maneira profissional. Diferente das mídias sociais, no seu site:
- Você não divide a atenção com outros artistas, seguidores e contatinhos.
- Não há notificações, menções e distrações que desviam o foco do seu público.
- O ambiente é único, personalizado e pensado exclusivamente em você.
2. Organize todo seu conteúdo em um único lugar
Com um site oficial, você pode agrupar todas as informações relevantes e importantes sobre sua carreira musical em um único espaço. Isso inclui:
- Catálogo e Discografia com links para as diferentes plataformas de streaming.
- Lançamentos recentes, destacando singles, EPs e álbuns.
- Agenda, anotando seus compromissos, shows e eventos públicos.
- Novidades, reunindo matérias de imprensa, entrevistas e notícias sobre o projeto.
- Fotos e Afters, exibindo os melhores momentos de cada show e as fotos de camarim.
- Contatos para compositores, fãs e contratantes, a fim de motivar sua venda de shows.
Isso permite que qualquer pessoa interessada no seu projeto tenha uma percepção clara, exclusiva e atualizada do seu projeto. Neste exemplo à seguir, o site para o músico Péricles, que desenvolvemos aqui na agência:
3. Construa sua própria audiência
Ao divulgar apenas suas mídias sociais, você vai sempre depender e entregar para uma plataforma e seus algoritmos o mais relevante do seu projeto, sua audiência. Um site pode oferecer a possibilidade de criar e gerenciar sua própria base de fãs, por meio de:
- Cadastro de E-mails, permitindo o envio de conteúdos diretamente para os visitantes.
- Cadastro de Fãs, permitindo o envio de novidades e promoções diretamente para os fãs.
- Central de Fãs, onde as pessoas podem oficializar seus fã-clubes e ter prioridade em ações.
- Ações e Promoções, incentivando os visitantes em ações nas publicações, lançamentos e a ampliar o engajamento em suas mídias sociais com promoções.
4. Monetização e novas oportunidades
Além de fortalecer sua presença digital, um site pode abrir novas possibilidades de monetização. Você pode:
- Vender ingressos para shows diretamente e/ou fazer parcerias com tickteiras.
- Criar uma loja para vender produtos exclusivos, como camisetas, bonés e vinis.
- Fechar parcerias e patrocínios com marcas interessadas no seu público.
- Criar ações e promoções durante os lançamentos de suas músicas.
5. Profissionalismo e Credibilidade
Ter um site próprio transmite profissionalismo e credibilidade para seu projeto. Marcas, empresários, prefeituras, secretarias de cultura e contratantes levam mais a sério um artista que tem um site oficial, organizado e atualizado com seu projeto. Um site bem estruturado pode ser um diferencial para fechar grandes oportunidades na sua carreira. Principalmente para músicos que ainda não são super conhecidos, como é o caso do site do músico João Henrique que construímos recentemente.
Como Criar um Site Para Músicos de Forma Eficiente?
Se você quer criar um site para músicos, siga estas etapas:
- Escolha um domínio profissional: Utilize seu nome artístico no endereço do site (exemplo: www.seunome.com.br).
- Invista em um design responsivo: O site deve ser acessível, atrativo e bonito em qualquer dispositivo.
- Organize bem as informações: Facilite a navegação para que a audiência conheça e tenha tudo que precise sobre o artista.
- Sinceonize suas mídias sociais e integre suas plataformas de streaming: Assim, os visitantes podem acessar seu conteúdo com facilidade.
- Tenha uma seção de novidades: Compartilhe atualizações, lançamentos e bastidores do seu trabalho e alinhe sua assessoria de imprensa para aproveitar essa área.
Conheça o exemplo do site do Zé Felipe, que lançamos com esses recursos e do seu pai, Leonardo.
Sabendo disso!
Se você deseja organizar por onde ir aos interessados em sua carreira e não mais depender de algoritmos e mídias sociais, investir em um site para músicos é um passo fundamental. Além de fortalecer sua marca, ele permite um contato mais direto com seu público e abre portas para novas oportunidades.
Então, está esperando o quê? Comece hoje mesmo a construir o seu site e garanta um espaço exclusivo para a sua carreira! Nos chame para um orçamento de site para músicos que querem ir além.
possui muita experiência em estratégias de marketing musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP