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Verba para Divulgar suas Músicas: Quanto investir no lançamento?

É sempre a mesma história na hora de divulgar as músicas: o artista investe uma grana pra liberar uma composição (ou ainda uma exclusividade), em seguida precisa investir na produção musical e raspa a conta bancária para fazer o DVD “Ao Vivo” (em Goiânia, né?). Quando a música está pronta, ele esquece que precisa fazer a divulgação do projeto, organizar as estratégias, preparar o planejamento e quando se fala da verba de divulgação: o dinheiro acabou. É nesse momento que o artista mata sua música e o projeto antes mesmo de ser lançado.

Eu atendo muitos artistas que me procuram nesse momento, quando estão em busca de ‘ajuda’ na divulgação. Normalmente, chegam  com alguma timidez, mas, cheios de orgulho, pois gravaram uma música que pode estourar com um famoso produtor do meio e que fez um DVD ao vivo, você já sabe onde, rs. Com aquele músico que gravou o artista não sei de onde.

Você conhece algum caso desse? Sério, não seja esse artista, se quiser fazer sucesso. Eu prometo que vou continuar me esforçando para te ajudar em momentos como esse, por isso, lanço um desafio:

Na hora em que você estiver com a composição e o produtor musical escolhidos, entre em contato comigo para eu te ajudar a planejar junto com você os próximos passos de seu projeto.

É para isso também, que estou me dedicando e me relacionando mais com compositores de música e produtores musicais, a fim de entender suas rotinas, custos e processos de trabalho e assim poder ajudar os artistas nesse momento. Mas vamos ao que interessa, a orientação deste conteúdo:

Quanto eu preciso investir para divulgar músicas? 

Primeiro, você precisa tomar uma medida preventiva, ou seja, pensar nisso desde a pesquisa de repertório e audição das músicas. É simples: adicione 1 linha na sua planilha financeira com o título “Verba para Divulgação” e se prepare para este momento.

Quando a gente se prepara para uma viagem, planeja o quanto irá gastar com base no destino que pretendemos chegar e no tempo que passaremos fora, correto? Então, para divulgação de música podemos fazer essa comparação, o valor a ser investido depende de o quão longe deseja ir.

FASE 1  O básico e essencial antes de Divulgar Músicas  

Se você ainda não fez o básico, os passos iniciais custam em média conosco:

  • Logotipo e identidade visual: à partir de R$ 2.000,00 após avaliação prévia
  • Site Oficial: começando em R$4.000,00 com um hotsite ou mais, conforme estrutura do projeto e investimentos adicionais como  hospedagem do site, manutenção técnica, domínio próprio para site (.com.br, .digital, etc) e e-mails mais personalizados. 

FASE 2 Planejamento de Mídias para Divulgar Músicas

Se você já possui logo, identidade visual e site oficial, o investimento para divulgação das suas músicas dependerá de informações que levantamos no planejamento, como:

Objetivos
Gosto de pensar que os objetivos, em alguns momentos, vão ao encontro de nossos verdadeiros sonhos. Por isso, para saber o quanto você precisará investir em divulgação temos que primeiro definir onde você quer chegar.

  • Você quer ser convidado para uma grande exposição e/ou rodeio? Como Barretos? Lollapalooza? Rock in Rio?
  • Quer vender shows para formaturas e empresas?
  • Quer apenas tocar em mais barzinhos?
  • Quer fazer shows em outras regiões?
  • Ou quem sabe, em casas noturnas maiores?

Eu costumo dizer que a escada do sucesso você tem que subir degrau por degrau, então vale lembrar onde você está agora e qual é o próximo nível a ser alcançado. Para isso, não podemos esquecer das metas muito bem estabelecidas. Uma meta alcançável e realista irá te motivar muito quando você começar a ver os primeiros resultados.

Para te dar uma referência, vou listar abaixo algumas sugestões de primeiras conquistas para o crescimento da sua divulgação:

Metas para Divulgar Músicas e Artistas 

Perceba que as metas são numéricas e possuem um prazo. Se você precisa atingir 1.000 inscritos em 4 meses, sua meta mensal é de 250 inscritos e a diária é de 8 novos inscritos por dia. Viu como dá para planejar, buscar e mensurar?

Volume
O tamanho do projeto também precisa ser ponderado para estabelecer a verba da divulgação. Qual a quantidade de informações a serem veiculadas na mídia?

  • Vamos divulgar um single?
  • Divulgar um álbum inteiro?
  • Divulgar um show?
  • Divulgar uma turnê?
  • Lançar um novo clipe?
  • Lançar um DVD?

Alcance
Quanto mais abrangente for seu alcance, maior o valor a ser investido. Por isso, você precisa definir o raio de alcance da divulgação:

  • Divulgação na sua cidade?
  • Divulgação na sua região?
  • Divulgação no seu Estado?
  • Divulgação no Brasil inteiro

Canais
Podemos priorizar alguns canais com maior alcance, ou vamos ter presença musical em todos os canais?

  • Vamos investir em anúncios de vídeo no Youtube com o Google Ads?
  • Usar o Meta for Business para o Instagram? Vamos investir nos Reels? E o Facebook?
  • Podemos fazer algo nas Plataformas Digitais? No Spotify? No Deezer?
  • Vamos organizar publicações em Blogs e Perfis segmentados do setor?
  • Nos grupos e listas de transmissão do WhatsApp?
  • Ou vamos cobrir todos os canais onde está seu público?

Essas são algumas informações que eu preciso analisar na hora de planejar e executar uma campanha de divulgação, mas a ideia é te levar a perceber que independente da verba que você tenha ela será espalhada, e isso precisa ser feito de forma equilibrada e consciente.

FASE 3 Orçamento para Divulgar Músicas

Se você não faz a menor ideia por onde começar a definir um valor, eu vou te ajudar. Abaixo eu montei 4 cenários de investimento em divulgação para você ter uma noção de como funciona:

Cenário Mínimo:  comece com R$10-20/dia em cada mídia

  • entre R$600,00 mensais + R$400 dos serviços da agência
  • Alcance: local e algumas cidades próximas

Cenário Conservador: entre R$100/dia em cada mídia

  • entre R$2.100,00 e R$6.000,00 mensais + serviços da agência
  • Alcance: local, as principais cidades do estado e algumas dos estados escolhidos

Cenário Arrojado:  entre R$400-1.000/dia em cada mídia

  • entre R$12.000,00 e R$30.000,00 mensais + serviços da agência
  • Alcance: os estados da sua região

Cenário Agressivo: acima de R$1.000/dia em cada mídia

  • acima de R$30.000,00 mensais + serviços da agência
  • Alcance: nacional

Eu preciso ser muito honesto e te ajudar a pôr os pés no chão: Se você não está disposto a investir ao menos no cenário mínimo é melhor nem começar, pois irá se frustrar logo com sua música (esperando o milagre do orgânico ou do viral) e e ela irá morrer antes de ser lançada.

Agora, se você quer ir pra briga e divulgar sua música de verdade, escolha um dos cenários que deseja competir e vamos pra cima! Entre em contato comigo para fazermos um planejamento específico para sua música, seu mercado e alcançar seus objetivos.

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Este post tem 2 comentários

  1. KARAMALAK

    Conheço o Dhiego a tempo e ele é realmente o cara certo para quem quer chegar lá . Pessoa que soma muito e honesto no que faz temos um projeto em andamento e talvez ainda não realizamos nosso sonho por cometer os erros comuns de quem está começando Parabéns por mais esse post grande abraco

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